Ariovaldo Umbelino de Oliveira, presente!

03/08/2025

É com pesar que a Rede de Pesquisa em Geografia das Águas no Brasil recebeu a notícia da passagem do professor Ariovaldo Umbelino de Oliveira.

Geógrafo, formado no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), atuou com destaque na transição da Geografia brasileira com uma valiosa contribuição teórica baseada na justiça social, em especial com seus estudos sobre a realidade agrária no Brasil.

Além disso, mostrou em sua trajetória um grande engajamento social e institucional, que, combinados com seu rigor metodológico e conceitual, resultou em uma vasta obra publicada em livros, capítulos de livros e artigos científicos. Ele também formou inúmeros pesquisadores nos diversos programas de pós-graduação nos quais atuou pelo país.

Na USP, foi Chefe do Departamento de Geografia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, entre outras funções administrativas. Teve um papel destacado junto à CAPES ao propor a avaliação de livros, modelo que, mais tarde, foi apropriado por outras áreas do conhecimento.

Ari, como era conhecido, frequentava manifestações públicas sempre alinhado aos movimentos populares e por um Brasil democrático. A Geografia perde uma referência teórica e um exemplo de intelectual dedicado às lutas por um país mais justo. Ficam suas obras, os mestres e doutores que ele formou e as lembranças de seu sorriso amigo. Enviamos nossas condolências aos familiares e demais pessoas que conviveram com o mestre, mas reafirmamos seu legado: Ari, presente!