I ENGEA, UFBA, Salvador - BA

10/11/2025

Entre 01 e 04 de outubro de 2025, a Rede de Geografia das Águas no Brasil – REGEA – realizou, no Espaço Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador - BA, o I Encontro Nacional de Geografia das Águas no Brasil – I ENGEA. 

O evento contou com apoios fundamentais do Instituto de Geociências da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, além dos membros da Comissão Organizadora, listados ao final. Evento em primeira edição, o ENGEA recebeu apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com sessões únicas, todos os participantes ouviram a todos numa troca de abordagens, métodos e problemas sobre a água. No total, foram inscritos 44 participantes, dos quais 17 eram professores de educação básica e/ou estudantes de pós-graduação; 10 graduados e/ou pesquisadores e professores de ensino superior; 13 estudantes de graduação e 4 estudantes de graduação membro de programa de inclusão, que foram isentos de pagamento.
Foram inscritos 32 trabalhos, dos quais 31 foram aprovados para apresentação. A distribuição dos trabalhos, por eixo, foi a seguinte: Conflitos e cooperação pelo acesso à água – 17; Desafios para o abastecimento – 6; Dinâmica das águas e desastres – 9.

Os trabalhos foram distribuídos em 6 mesas, realizadas nos dias 01, 03 e 04 de outubro, com um total de 25 apresentações que mobilizaram 54 autores de diferentes regiões brasileiras, dois de Angola e um dos Estados Unidos da América. 

No dia 02, foi realizado um trabalho de campo, coordenado pelo professor Doutor Nilton de Oliveira junto aos municípios de Cachoeira e Santo Amaro da Purificação, que teve como objetivos conhecer a Barragem de Pedra do Cavalo; conhecer a relação da população que vive na Reserva Extrativista Marinha da Baia do Iguape com a água bem como as ameaças causadas pela barragem; conhecer municípios afetados por cheias frequentes e causas da contaminação de rios. Foram mobilizados o professor Marco Tomasoni da UFBA, a diretora da RESEX, bióloga Rafaela Cristina Rodeiro de Farias, o professor Franklin Plessmann de Carvalho, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o senhor Raimundo Artur, professor e goleiro aposentado em Santo Amaro.

No dia 03, foi concedido o I Prêmio da Rede de Pesquisa em Geografia das Águas no Brasil – REGEA, ao professor Claudio Di Mauro, pelas suas relevantes pesquisas sobre temas relacionados à água e por sua atuação política em diversas instituições.

Na reunião da rede, realizada no dia 3, foram definidos: 1. critérios para ingressar na REGEA – envio de uma carta com justificativa relacionada aos objetivos da REGEA para a Secretaria da Rede, que vai submeter aos demais membros para manifestação durante uma semana. Em caso de manifestações positivas, será aprovado o ingresso; 2. realização do II ENGEA, em data e local a serem definidos, mantendo o formato de ser autofinanciado pelos inscritos e com sessões únicas.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO I ENGEA
Prof. Dr. Antônio Puentes Torres/UFBA e Grupos de pesquisa Rede Geografia das Águas no Brasil/REGEA/USP e Observatório das Águas da Bahia/OBA-BA/UFBA. 
Prof. Dr. Marco A. Tomasoni /UFBA. 
Prof. Dr. Mário Jorge de Souza Gonçalves. Observatório das Águas da Bahia/OBA-BA/UFBA e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/INEMA. 
Profa. Dra. Noeli Pertile. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmica do Espaço Agrário e Relação Campo-Cidade (DARC) e do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA-UFBA). 
Prof. Dr. Nilton de Oliveira/Grupos de pesquisa Geografia das Águas do Brasil/USP e Observatório das Águas da Bahia/UFBA. 
Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro/USP, coordenador da Rede de Pesquisa em Geografia das Águas no Brasil/USP. 
Dra. Cássia Natanie Peguim, Pós-doutoranda pelo Instituto de Estudos Avançados/USP; Secretária da Rede Geografia das Águas no Brasil. 
Pedro Inocêncio Santos de Oliveira Lima, Graduando de Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Observatório das Águas da Bahia - OBA-BA.